Fluxo de caixa: o que é e como fazer a sua gestão
No mundo dos negócios há muitos termos e conceitos que tem de conhecer para uma gestão eficaz. E um deles é fluxo de caixa. Por isso, no meu blog, explico-lhe o que é isso de fluxo de caixa e dou-lhe algumas dicas para o gerir.
Quem está a iniciar um negócio cedo se apercebe que este é um mundo cheio de termos técnicos. E nem sempre é fácil saber o que cada um significa. Por exemplo: o que é o fluxo de caixa de que tanto se fala? E, afinal, como se deve gerir o fluxo de caixa?
Como seu parceiro de negócios/software de faturação, respondo-lhe a estas perguntas para ajudá-lo a alcançar uma gestão mais eficaz.
O que é o fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um indicador financeiro que se refere ao movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa do seu negócio.
Idealmente, o fluxo de caixa deve ser positivo, o que quer dizer que deve haver mais dinheiro a entrar do que a sair. Ou seja, contas feitas, as receitas devem superar as despesas com fornecedores, stocks, colaboradores, etc.
Mas, afinal, como se deve fazer a gestão do fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é um indicador financeiro relevante para avaliar a saúde do seu negócio. Por isso, há vários passos que deve seguir para aumentar o seu fluxo de caixa e geri-lo da melhor forma:
1. Registe todos as movimentações de dinheiro e analise-as com regularidade.
Para realmente perceber o seu fluxo de caixa e encontrar estratégias para aumentá-lo, deve estar sempre a par do capital que entra e sai do seu negócio. Portanto, a primeira etapa para uma boa gestão do seu fluxo de caixa é registar tudo o que esteja relacionado com movimentações de dinheiro e, claro, analisar o indicador com regularidade. E aqui o seu ETPOS facilita-lhe essas tarefas, pois, como seu software de faturação, ajudo na gestão de fornecedores, de stock e até de operadores e mantenho toda a informação guardada e acessível.
2. Faça um plano para o seu fluxo de caixa.
Em qualquer negócio, o planeamento é uma palavra-chave. Por isso, o seu fluxo de caixa também pode beneficiar de um plano que pode servir como guia para gerir o seu capital. Tendo por base dados de períodos anteriores, pode fazer uma projeção de quanto vai precisar de gastar em compras e noutras despesas e quanto dinheiro vai entrar no caixa através das vendas. E, mais uma vez, eu posso ajudar com as minhas funcionalidades de análise de dados.
3. Esteja atento ao seu stock.
O stock é outros dos aspetos essenciais na gestão de um negócio de retalho ou restauração e também afeta o fluxo de caixa. Portanto, controle os seus níveis de stock regularmente para conseguir prever e planear os seus gastos com compras e fornecedores. Assim, e com o meu apoio nas tarefas de registo e controlo de inventário, pode trabalhar no sentido de manter o seu fluxo de caixa positivo.
4. Adote novas estratégias.
Depois de muita análise e de constantes reajustes às suas compras, stocks e outras despesas, pode também pensar em novas estratégias para aumentar as suas receitas e assim aumentar o seu fluxo de caixa. Experimente ser mais ativo nas redes sociais, fazer promoções e até criar uma loja online com a ajuda do meu módulo ETSHOP. Desta forma, poderá conseguir mais vendas e mais lucro para equilibrar as contas do seu negócio.
Agora que já sabe mais sobre o fluxo de caixa, já está preparado para fazer a sua gestão! Comigo sempre ao seu lado, claro. Como seu software de faturação, estou aqui para ajudá-lo a pôr todas estas dicas em prática e assim alcançar um fluxo de caixa positivo e um estado financeiro saudável para o seu negócio!